Avaliação subjetiva global e os parâmetros bioquímicos na análise do estado nutricional de pacientes em programa de hemodiálise

Tessa Bitencourt Valente, Cristina Machado Bragança de Moraes, Vanessa Ramos Kirsten

Resumo


A desnutrição protéico-calórica está intimamente relacionada a morbi-mortalidade de pacientes renais crônicos em programa de hemodiálise. O objetivo, neste estudo, foi avaliar o estado nutricional de pacientes renais crônicos em programa de hemodiálise na Clínica Renal de Santa Maria (RS). O estado nutricional dos 50 pacientes (50% feminino), idade média 52,42 ± 15,39 anos) foi estudado por meio de parâmetros antropométricos, bioquímicos e da Avaliação Subjetiva Global. Quanto à Avaliação Subjetiva Global, 78% dos nefropatas estudados apresentaram eutrofia e 22% desnutrição leve ou moderada. Os resultados mostraram que os pacientes estudados encontravam-se em adequado estado nutricional. Apenas os exames laboratoriais mostraram um risco nutricional. Devido à dificuldade da avaliação nutricional destes pacientes por causa da retenção hídrica, salienta-se a importância da utilização de métodos objetivos e subjetivos concomitantemente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.