Estresse, ansiedade e distorções cognitivas na fase final da Graduação

Autores

Resumo

O estresse e a ansiedade são alguns dos fatores comuns que podem surgir durante a fase final da graduação, visto que este é um momento de incertezas e inseguranças sobre o futuro. Diante disso, é válido questionar como este período pode servir como um estressor para o indivíduo e ativar distorções cognitivas. Portanto, o objetivo deste estudo foi compreender como a fase final da graduação pode ser causadora de estresse e ansiedade e ativadora de distorções cognitivas. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, com objetivo exploratório e como instrumento de coleta de dados foi utilizado a aplicação de um questionário de organização semiestruturada e mista, contemplando questões a respeito da temática central do estudo. Como resultado foi possível observar como o estresse e ansiedade estão presentes no dia a dia dos estudantes, assim como distorções cognitivas e, além disso, identificar como a terapia cognitivo-comportamental pode contribuir para a promoção do bem-estar dos estudantes de modo geral. Os resultados obtidos mostraram a presença de distorções cognitivas em todos os participantes da pesquisa, assim como grande presença de estresse e ansiedade devido a questões acadêmicas.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Bitencourt da Silva, Faculdade Integrada de Santa Maria

Acadêmico do curso de psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Andriza Corrêa Pereira, Faculdade Integrada de Santa Maria

Docente do curso de graduação em psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA); Doutora em psicologia; Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental.

Downloads

Publicado

2023-04-19

Como Citar

da Silva, M. V. B., & Pereira, A. C. (2023). Estresse, ansiedade e distorções cognitivas na fase final da Graduação. Disciplinarum Scientia | Saúde, 23(2), 71–82. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4335

Edição

Seção

Artigos