Corrente Russa ou Aussie para aprimoramento de aspectos da função muscular em sujeitos saudáveis: revisão de escopo

Autores

  • Gustavo Borges
  • Julia Zenatti Bueno
  • Marcia Izabeli Guimarães Barros
  • Alberito Rodrigo de Carvalho
  • Márcia Rosângela Buzanello de Azevedo
  • Gladson Ricardo Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Resumo

Introdução: A estimulação elétrica neuromuscular é utilizada para induzir fortalecimento muscular e hipertrofia, dentre as quais destacam-se a Corrente Russa (CR) e a Corrente Aussie (CA), embora pouco se saiba se há superioridade de uma corrente em relação a outra para otimizar os aspectos da função muscular (AFM). Objetivo: Verificar qual corrente (CR ou CA) é mais eficaz no aprimoramento dos AFM, tais como força e hipertrofia, em sujeitos saudáveis não atletas. Métodos: Revisão de escopo. O PICO (Sujeitos saudáveis não atletas, CR, CA, AFM) foi utilizado para desenvolver a estratégia de busca. Os bancos de dados foram pesquisados em 24 de junho de 2021. A estratégia de pesquisa não teve restrição de idioma, data ou status de publicação. A extração de dados, com dois revisores independentes, utilizou um protocolo construído para a pesquisa de revisão de escopo. Resultados: Esta revisão compreendeu 4 estudos, sendo 3 ensaios clínicos, totalizando 89 participantes, sendo 30 do gênero feminino e 59 não foram especificados. O tamanho da amostra variou de 20 a 39 participantes, com idades entre 18 e 40 anos. Dos 4 estudos analisados, todos obtiveram resultados positivos tanto para o uso da CR (hipertrofia e força muscular) quanto para CA (força muscular). Conclusão: CR e CA mostraram-se eficazes para aumento de força muscular, mas para hipertrofia apenas a CR mostrou resultados nos estudos.

Biografia do Autor

Gladson Ricardo Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Laboratório de Estudo das Lesões e Recursos Fisioterapêuticos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente da graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação de Biociências e Saúde - Unioeste.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Borges, G., Bueno, J. Z., Barros, M. I. G., Carvalho, A. R. de, Azevedo, M. R. B. de, & Bertolini, G. R. F. (2022). Corrente Russa ou Aussie para aprimoramento de aspectos da função muscular em sujeitos saudáveis: revisão de escopo. Disciplinarum Scientia | Saúde, 23(1), 25–34. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4098

Edição

Seção

Artigos