Percepção dos adolescentes de uma escola estadual sobre a gravidez na adolescência

Autores

Resumo

Objetivo: analisar as percepções dos adolescentes acerca da gravidez na adolescência. Método: pesquisa do tipo transversal, observacional, analítica, descritiva e quantitativa, realizada com alunos do 9º ano de uma escola estadual no interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado, auto preenchível e anônimo com questões fechadas. A análise se deu através de estatística descritiva e estudo descritivo com o Teste qui-quadrado. Resultados: uma porcentagem alta de adolescentes teve relação sexual aos 14 anos e acreditam que o método contraceptivo mais confiável é o preservativo.
O abandono dos estudos foi a principal mudança apontada diante de uma gravidez e o medo o principal sentimento. Considerações Finais: 47% dos participantes já tiveram relação sexual e a maioria iniciou aos 14 anos. O preservativo masculino foi considerado o método mais confiável entre os adolescentes e 93% dos participantes referiram que ambos os gêneros têm responsabilidade de prevenir uma gravidez.

Biografia do Autor

Aline Oliveira da Silva, UFSM

Assistente Social Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde - Ênfase Materno Infantil. Pós-Graduanda em Saúde Mental pela Universidade Franciscana (UFN)

Amanda de Souza Brondani, UFSM

Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde - Ênfase Materno Infantil.  Pós-graduanda em Fisioterapia em UTI Neonatal e Pediátrica (Centro Universitário UniRedentor-RJ). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Camila Freitas Hausen, UFSM

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde - Ênfase Materno Infantil.  Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa "Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família - CRIANDO", da UFSM. Pós-graduada em intensivismo pediátrico e neonatal (2021). Enfermeira assistencial na Maternidade do Hospital De Caridade Dr. Astrogildo De Azevedo (HCAA).

Laís Ferreira, UFSM

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM. Doutoranda do Programa de Distúrbios da Comunicação Humana na UFSM. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Audição Infantil (NEPAI)

Angélica Vasconcellos Trindade, UFSM

Enfermeira graduada pela Universidade Franciscana(UFN). Especialista em Fisiologia Humana, aplicada às Ciências da Saúde pela Universidade Estácio de Sá. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públcias da UFSM. Cogestora do Programa de Residência Multiprofissional em Gestão e Atenção Hospitalar, áreas de concentração Saúde do Adulto com ênfase em Doenças Crônicas, Saúde da Mulher e da Criança e Hemato-oncologia.

Eliara Pinto Vieira Biaggio, UFSM

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (2006) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Docente da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Graduação em Fonoaudiologia, no Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (mestrado e doutorado) e no Programa de residência multiprofissional integrada em gestão e atenção hospitalar no sistema público de saúde (área de concentração Materno-Infantil)

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Silva, A. O. da, Brondani, A. de S., Hausen, C. F., Ferreira, L., Trindade, A. V., & Biaggio, E. P. V. (2021). Percepção dos adolescentes de uma escola estadual sobre a gravidez na adolescência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(2), 45–57. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3933