Crianças e adolescentes com necessidades especiais: desafios e motivações para cuidados de saúde e educação

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm
  • Andréia Eckert Frank Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.
  • Gabriélli Maria Huppes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.
  • Luísa Pradié Algayer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.
  • Gabrieli Beck Weide Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.
  • Bruna da Rosa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Resumo

Este artigo objetiva descrever os desafios e as motivações de profissionais que atuam com crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) que frequentam a clínica e a escola de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo participativo, onde a produção de dados ocorreu pelo desenvolvimento da dinâmica de criatividade e sensibilidade costurando estórias. Os participantes foram 13 profissionais da saúde e da educação, que estivessem atuando na APAE. As enunciações foram áudio gravadas, transcritas e submetidas à análise de discurso na corrente francesa. As expectativas em relação ao desenvolvimento das CRIANES perpetua no desejo dos profissionais, as atividades desenvolvidas são motivadas pelo afeto, carinho, amor, persistência e paciência. Para a equipe, o alcance da autonomia e das pequenas conquistas são essenciais para as crianças e adolescentes. Conclui-se que a valorização dos profissionais, as capacitações coletivas, o vínculo/participação das famílias na vida escolar e nos cuidados das CRIANES possibilitam melhorias significativas e maiores possibilidades para o desenvolvimento. Esse também é o desafio constante para os profissionais, visto que a assistência à saúde e a educação com CRIANES, transcendem limitações algumas vezes impostas por sua condição de saúde, outras pela sociedade.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes. Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde. Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Andréia Eckert Frank, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Estudante do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Gabriélli Maria Huppes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Estudante do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Luísa Pradié Algayer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Estudante do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Gabrieli Beck Weide, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Estudante do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Bruna da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Estudante do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

Silveira, A. da, Frank, A. E., Huppes, G. M., Algayer, L. P., Weide, G. B., & Rosa, B. da. (2021). Crianças e adolescentes com necessidades especiais: desafios e motivações para cuidados de saúde e educação. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 141–152. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3411

Edição

Seção

Artigos