Comparação de técnicas ortodônticas e uma sugestão de tratamento para o paciente atleta

Ary Ferreira Nunes, Carlos Lane Fogaça, Rodrigo Stanislawczuk Grande, Eduardo Guaragna Kayser, Barbara Capitanio de Souza

Resumo


A ortodontia tradicional foi desenvolvida através da colagem dos braquetes na face vestibular dos elementos dentários e, durante décadas, predominou como a técnica de eleição. Quando pensamos nas particularidades individuais dos pacientes, encontramos no atleta um perfil que requer importantes considerações sobre o tratamento ortodôntico. Estes indivíduos estão mais suscetíveis aos eventos traumáticos na região orofacial e possuem uma rotina de treinamento e competições que pode contribuir para o aumento da vulnerabilidade às doenças bucais. Pensando em avaliar melhor as possibilidades de tratamento ortodôntico para o paciente atleta, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre as vantagens e desvantagens da ortodontia fixa com braquetes e comparar com a técnica Bracketless Orthodontic Treatment. Para isto, foi reali­za uma revisão de literatura incluindo artigos indexados na base de dados PubMed e selecionados por busca manual. A pesquisa utilizou os termos em inglês: ortodontia fixa, aparelho ortodôntico, braquetes ortodônticos, traumatismo oral, lesões bucais, higiene oral, cáries, gengivite e atleta. Ao final das análises, foram selecionados 15 estudos. Os resultados mostraram as vantagens e as desvantagens das técnicas tradicionais em comparação com a técnica Bracketless Orthodontic Treatment. Os braquetes ortodônticos são responsáveis pelo aumento do risco de doenças bucais como a cárie e a gengivite e podem favorecer a gravidade de traumas orofaciais. A técnica Bracketless Orthodontic Treatment pode ser uma opção de tratamento ortodôntico para o esportista, pois além de reduzir os riscos de injúrias às mucosas orais, permite uma boa higienização dos dentes. 


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.37777/dscs.v21n1-023


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.