Uso de psicofármacos e a importância do farmacêutico na Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Andressa Caroline Loebens Diel UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Karla Renata de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

A Estratégia Saúde da Família contempla uma equipe multiprofissional, na qual pode fazer parte o farmacêutico. Os psicofármacos necessitam atenção especial quanto ao seu uso, devido reações adversas, risco de tolerância e dependência. O objetivo deste estudo foi compreender o conhecimento dos usuários sobre os psicofármacos utilizados, a adesão desses sujeitos à terapia e o tempo de uso dos medicamentos, além de demonstrar a importância do farmacêutico em uma ESF de um município do interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Os medicamentos mais utilizados foram amitriptilina, fluoxetina e diazepam, sendo que a maioria dos usuários não sabiam identificar seus medicamentos no que se refere à indicação terapêutica. Muitos demonstraram necessitar de auxílio em seus tratamentos, não tendo autonomia na administração dos medicamentos; quanto à adesão verificou-se falhas relacionadas principalmente ao esquecimento e o uso se deve principalmente ao efeito calmante, de relaxamento e indução do sono. Muitos utilizam os medicamentos há vários anos, o que repercute de forma negativa na sua saúde e indica um baixo conhecimento desses sujeitos com relação ao tratamento medicamentoso. Dessa forma, o farmacêutico é importante na conduta da terapia medicamentosa, qualificando os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Biografia do Autor

Andressa Caroline Loebens Diel, UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Saúde da Família (Residência Multiprofissional UNIJUÍ/FUMSSAR)

Karla Renata de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Farmacêutica. Mestra em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Diel, A. C. L., & de Oliveira, K. R. (2020). Uso de psicofármacos e a importância do farmacêutico na Estratégia Saúde da Família. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(1), 67–79. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3050

Edição

Seção

Artigos