O enfermeiro no diagnóstico e tratamento de biofilme em feridas

Sérgio André Oliveira da Silva, Felipe Spagnolo Martins, André Silva da Silva, Maria Helena Ghelen, Claudia Maria Gabert Diaz, Elenice Spagnolo Rodrigues Martins

Resumo


Diante das dificuldades enfrentadas no processo de identificação e diagnóstico da presença do biofilme em feridas pelo profissional de enfermagem, este estudo tem como objetivo avaliar, por meio da literatura, o conhecimento do enfermeiro para diagnosticar o biofilme em feridas. Para isso, efetuou-se uma pesquisa narrativa, com busca nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), em um recorte temporal de 2011 a 2016. Dos 3176 artigos encontrados sobre a temática, apenas 17 foram selecionados para a leitura na íntegra e somente três foram utilizados para a discussão. Dessas buscas emergiram duas categorias para a discussão dos resultados: 1) curativo como forma de tratamento do biofilme e 2) biofilme e cicatrização. Neste estudo, foi possível constatar que o enfermeiro tem conhecimento técnico, sendo o profissional responsável pela avaliação, tratamento e acompanhamento do paciente portador de uma ferida, diagnosticando as causas da cronificação das lesões, bem como os fatores que interferem no retardo da cura de uma ferida. Nesse sentido, ressalta-se que a complexidade dos biofilmes requer um planejamento em que a prevenção e o tratamento dependerão, além do profissional enfermeiro, de um trabalho multiprofissional, visando à redução de custos, ao conforto e à reabilitação do paciente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.