Ações educativas em sala de espera com gestantes: uma alternativa para a promoção da saúde

Autores

  • Cintia Pozzer
  • Andressa Amaral da Silva
  • Carla Lizandra de Lima Ferreira
  • Claudia Diaz
  • Juliana Colomé
  • Adriana Dall’ Asta Pereira

DOI:

https://doi.org/10.37777/2506

Resumo

Com este estudo, objetiva-se desenvolver e avaliar as ações educativas com gestantes por meio da implantação da sala de espera, bem como orientá-las sobre a importância da realização do pré-natal, alertar sobre as incidências e consequências de doenças que podem ser evitadas e intervir nas necessidades e dúvidas da gestante o mais breve possível, assegurando melhores condições de saúde para mãe e filho. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista e observação participante. Os dados coletados foram codificados e analisados de acordo com a análise de conteúdo. O estudo resultou em quatro categorias: a Educação em Saúde como ferramenta de cuidado às gestantes em sala de espera; fatores e/ou dificuldades sociais e econômicas associadas à gestação e/ou ao parto; falta de informação, tabus, mitos sobre alterações gestacionais; dificuldade de conviver/perceber/entender/lidar com as mudanças gestacionais. Conclui-se que a sala de espera é uma ferramenta essencial para promoção da saúde, na qual a enfermagem preocupa-se com a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido com o intuito de proporcionar meios que venham contribuir para a melhoria das ações e cuidados de saúde, evitando e identificando possíveis intercorrências maternas e neonatais.

Downloads

Como Citar

Pozzer, C., Silva, A. A. da, Ferreira, C. L. de L., Diaz, C., Colomé, J., & Pereira, A. D. A. (2018). Ações educativas em sala de espera com gestantes: uma alternativa para a promoção da saúde. Disciplinarum Scientia | Saúde, 19(2), 207–224. https://doi.org/10.37777/2506

Edição

Seção

Artigos