Ações educativas em sala de espera com gestantes: uma alternativa para a promoção da saúde

Cintia Pozzer, Andressa Amaral da Silva, Carla Lizandra de Lima Ferreira, Claudia Diaz, Juliana Colomé, Adriana Dall’ Asta Pereira

Resumo


Com este estudo, objetiva-se desenvolver e avaliar as ações educativas com gestantes por meio da implantação da sala de espera, bem como orientá-las sobre a importância da realização do pré-natal, alertar sobre as incidências e consequências de doenças que podem ser evitadas e intervir nas necessidades e dúvidas da gestante o mais breve possível, assegurando melhores condições de saúde para mãe e filho. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista e observação participante. Os dados coletados foram codificados e analisados de acordo com a análise de conteúdo. O estudo resultou em quatro categorias: a Educação em Saúde como ferramenta de cuidado às gestantes em sala de espera; fatores e/ou dificuldades sociais e econômicas associadas à gestação e/ou ao parto; falta de informação, tabus, mitos sobre alterações gestacionais; dificuldade de conviver/perceber/entender/lidar com as mudanças gestacionais. Conclui-se que a sala de espera é uma ferramenta essencial para promoção da saúde, na qual a enfermagem preocupa-se com a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido com o intuito de proporcionar meios que venham contribuir para a melhoria das ações e cuidados de saúde, evitando e identificando possíveis intercorrências maternas e neonatais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.