Percepções de tutores, preceptores e bolsistas em relação à sua inserção no Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde

Autores

  • Talita Portela Cassola
  • Dirce Stein Backes
  • Juliana Colomé
  • Adriana Carpes
  • Thiago Durand Mussoi

DOI:

https://doi.org/10.37777/1076

Resumo

Objetivou-se conhecer a percepção de tutores, preceptores e bolsistas em relação à sua inserção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde do Centro Universitário Franciscano. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada entre os meses de março e abril de 2014, por meio de entrevistas com quatro tutores, doze preceptores e vinte bolsistas de diferentes cursos da área da saúde. Os dados analisados pela técnica de análise de conteúdo temática resultaram em três categorias: Repensando saberes, práticas e posturas na perspectiva interdisciplinar; Compartilhando e ampliando saberes teórico-práticos e Experienciando o que os profissionais vivenciam em sua realidade prática. Conclui-se, que a saúde como processo de produção social necessita ultrapassar a segmentação biológica para focalizar a integralidade do ser humano em seu contexto individual, familiar e social. Requer-se a organização de serviços de saúde cada vez mais resolutivos, integrados e humanizados.

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Publicado

2016-03-17

Como Citar

Cassola, T. P., Backes, D. S., Colomé, J., Carpes, A., & Mussoi, T. D. (2016). Percepções de tutores, preceptores e bolsistas em relação à sua inserção no Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde. Disciplinarum Scientia | Saúde, 15(2), 171–179. https://doi.org/10.37777/1076

Edição

Seção

Artigos