Cafeína previne a inibição causada pela fenilalanina sobre a piruvatocinase em córtex cerebral de ratos

Liliane Medianeira Mayer Possani, Itiane Diehl de Franceschi, Guilherme Machado do Carmo, Mariana Preussler Mott, Nathana Jamille Mezzomo, Adriana Maria Zago, Virginia Cielo Rech

Resumo


Fenilcetonúria clássica (PKU) é um erro inato do metabolismo dos aminoácidos, causado pela deficiência da enzima hepática fenilalanina hidroxilase, levando à hiperfenilalaninemia. Pacientes não tratados precocemente desenvolvem um quadro severo de deficiência mental. O acúmulo de fenilalanina (Phe) inibe a atividade da enzima piruvatoquinase (PK) de córtex cerebral de pacientes e de ratos, indicando um desequilíbrio dometabolismo energético cerebral característico na PKU. A doença também promove o estresse oxidativo que é relacionado à inibição da PK. A cafeína é uma substância presente em diversos alimentos e, em altas doses, pode ter ação antioxidante protegendo a célula dos danos oxidativos. Neste estudo, foi investigado se a cafeína (1 μM) previne a inibição causada pela Phe (3 mM) sobre a atividade da PK de córtex cerebral de ratos. Foram utilizados homogeneizados de córtex cerebral de 6 ratos Wistar de 30 dias de vida. A análise estatística, realizada por Anova de 2 vias, revelou, in vitro, uma prevenção pela cafeína sobre a inibição daatividade da PK causada pela Phe. Piruvatocinase é uma enzima chave da glicólise, resta ser elucidado se este achado é relevante também in vivo. Muitos estudos relatam uma ligação entre a neurotoxicidade causada pela Phe e o desequilíbrio energético cerebral. Um dos fatores que contribui para a instauração deste quadroé a inibição da atividade da PK, que pode ser prevenida pelo uso de substâncias antioxidantes na dieta, como pode ter ocorrido neste estudo pela cafeína.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.