Integralidade: fortalecendo o sentido da vida através de processos educativos em saúde

Autores

  • Janete Mengue da Silva
  • Janifer Prestes
  • Juliana Cordeiro Krug
  • Milena Moreira Ferreira
  • Rafaela Bianchi Rinaldo
  • Raquel Ambrozio
  • Miriam Suzéte de Oliveira Rosa

DOI:

https://doi.org/10.37777/1021

Resumo

Neste trabalho, relata-se a experiência de um grupo multiprofissional de estudantes do Mestrado em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo enfoque foi o fortalecimento da educação para a vida partindo do princípio de integralidade preconizado no Sistema Único de Saúde. Nele, são propostas estratégias para mudar o modelo de educação em saúde, utilizando técnicas ativas de ensino como: apresentação de vídeos, construção de cartazes com fotos e músicas impressas, dinâmica do rocambole e observação/reflexão de atividades do cotidiano através de uma planilha de situações da ocupação do tempo. Tais atividades de construção coletiva possibilitaram a verificação de que o contexto da aprendizagem precisa ter e fazer sentido. Sabe-se que o humano é o resultado da biologia e da cultura em que está inserido, sendo cotidianamente afetado pelos sentimentos. A atividade educativa foi um arremedo de pesquisa-ação e produziu significados individuais para além do vivenciado conforme depoimentos posteriores das participantes.

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Publicado

2016-03-16

Como Citar

Silva, J. M. da, Prestes, J., Krug, J. C., Ferreira, M. M., Rinaldo, R. B., Ambrozio, R., & Rosa, M. S. de O. (2016). Integralidade: fortalecendo o sentido da vida através de processos educativos em saúde. Disciplinarum Scientia | Saúde, 16(2), 311–321. https://doi.org/10.37777/1021

Edição

Seção

Artigos