Educação alimentar com pré-escolares para a promoção de hábitos saudáveis

Julia Sartori Bellinaso, Cristina Machado Bragança de Moraes, Bianca Zimmermann dos Santos, Dirce Stein Backes, Ana Lúcia de Freitas Saccol

Resumo


A educação alimentar e nutricional em instituições de educação infantil, é fundamentalmente importante para a promoção de hábitos saudáveis. Neste trabalho, objetiva-se propor uma estratégia de educação alimentar com pré-escolares. Para isso, as atividades foram realizadas no mês de setembro em uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria - RS, com 20 pré-escolares de quatro a seis anos; inicialmente realizou-se um diagnóstico institucional e, como forma de avaliação deste estudo, aplicou-se um questionário com as mães sobre os hábitos alimentares e de higiene da criança antes da aplicação das atividades e após. Realizaram-se atividades em duas tardes com as crianças em cujo momento se percebeu a boa aceitação do que estava sendo proposto. As respostas dos questionários demonstram resultado satisfatório com mudanças no estilo de vida. Com esta pesquisa, constatou-se que a realização de atividades de educação nutricional pode resultar na formação de conhecimento, influenciando positivamente a construção de hábitos saudáveis por meio doenvolvimento da família e dos educadores da instituição de ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.