Livro interativo e o Tangram: possibilidades para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v26i3.5624

Palavras-chave:

Geometria plana; Pensamento geométrico; Materiais manipuláveis; Aprendizagem lúdica; Educação Básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da utilização de um livro interativo e o Tangram. O estudo é de caráter qualitativo, e foi realizado com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Santa Maria - RS. A coleta de dados se deu a partir dos registros escritos dos alunos e da observação participante dos pesquisadores; a análise dos dados ocorreu a partir dos princípios das pesquisas descritiva e explicativa. A partir da análise desse material, busca-se evidenciar como elementos lúdicos e manipulativos podem favorecer a compreensão de conceitos geométricos, estimular o raciocínio lógico e promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Os resultados indicam que o uso deste material, além de despertar o interesse dos alunos, ajuda a promover a curiosidade e a motivação dos discentes, elementos estes, fundamentais para a aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

Vitória de Mello Figueiredo, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana – UFN.

Lucas Flores Lehnhart, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana – UFN. 

Brenda Costa Andrade, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana – UFN. 

Greice Scremin, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana – UFN. 

Luís Sebastião Barbosa Bemme, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana – UFN. 

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Publicado

17.12.2025

Como Citar

Figueiredo, V. de M., Lehnhart, L. F., Andrade, B. C., Scremin, G., & Bemme, L. S. B. (2025). Livro interativo e o Tangram: possibilidades para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 26(3), 149–163. https://doi.org/10.37779/nt.v26i3.5624

Edição

Seção

Artigos