Química no cotidiano: produção de histórias em quadrinhos para contextualizar o ensino de química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v26i3.5466

Palabras clave:

Metodologia Ativa; História em quadrinho; Educação Básic

Resumen

Atualmente, torna-se cada vez mais necessário a demanda por atividades e currículos de Química que sejam capazes de envolver alunos em questões contemporâneas e socialmente relevantes ao cotidiano, observando os acontecimentos, buscando soluções e promovendo ações que contribuam para o bem-estar da comunidade. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo desenvolver histórias em quadrinhos, para compor o gibi Química no Cotidiano, como uma forma de contextualização da Química no Ensino Médio. De modo geral, percebeu-se que as temáticas abordadas nas histórias em quadrinhos, proporcionaram a interlocução do Ensino de Química com o contexto de vida dos alunos, como uma forma de aprofundamento dos conhecimentos científicos.

Biografía del autor/a

Maximiliano Oliveira da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (Campus Santiago)

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santiago - Graduado em Química Industrial pela UFSM, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFN. Docente da URI Campus Santiago.

Sandra Cadore Peixoto, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN - Graduada em Licenciatura em Química pela UFSM, Pós-doutora em Química Analítica pela UFSM. Docente da UFN.

Publicado

2025-09-19

Cómo citar

da Silva, M. O., & Cadore Peixoto, S. (2025). Química no cotidiano: produção de histórias em quadrinhos para contextualizar o ensino de química. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 26(3), 41–52. https://doi.org/10.37779/nt.v26i3.5466

Número

Sección

Artigos