Jogos para o ensino da matemática na EPT através do Kahoot!: uma proposta para o Técnico em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v26i1.5170Palavras-chave:
aprendizagem; educação matemática; inovaçãoResumo
Este estudo investiga a importância do ensino da Matemática nos Cursos Técnicos, com ênfase no Curso Técnico em Enfermagem, e a relevância dos jogos como ferramenta pedagógica. O objetivo é explorar os benefícios da implementação dos jogos no ensino da Matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, a pesquisa, que combina revisão bibliográfica e análise qualitativa e quantitativa, utiliza o jogo Kahoot! para promover a aprendizagem de conceitos matemáticos relacionados a cálculos e dosagens de medicamentos. Os docentes participantes reconheceram a eficácia do jogo em aumentar o engajamento e a obtenção de conhecimento, além de fornecer sugestões para melhorar sua integração no currículo. A revisão da literatura destaca os benefícios dos jogos para transformar o aprendizado em uma experiência mais interativa e significativa. Os resultados indicam que a formação contínua dos educadores é essencial para o sucesso dessa abordagem, sugerindo que a utilização de jogos pode ser uma estratégia inovadora para enfrentar os desafios do ensino da Matemática nos Cursos Técnicos, preparando os alunos para os desafios práticos da profissão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





