A irradiação de alimentos na agricultura demonstrando os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar, trazendo qualidade e durabilidade
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v25i1.4711Palabras clave:
radiação ionizante, radioatividade, produção, sementesResumen
O propósito deste presente artigo sintetiza analisar através de pesquisas e estudos que a utilização da radiação ionizante toma grande proporção no meio agrícola, com o controle de pragas nas lavouras e também aumentando a vida fértil de algumas frutas, verduras, legumes e sementes, denominando-se assim, como: irradiação de alimentos. Para alcançar esse objetivo foram analisados alguns sites e artigos publicados até este presente ano (2023). A irradiação de alimentos tem sido cada vez mais utilizada para conservação de alimentos, isso ocorre principalmente pelo aumento de vida de prateleira do produto, além desse benefício há o fato do alimento não sofrer alteração em suas características organolépticas. O uso da radioatividade na agricultura tem sido bastante difundido, pois corresponde a um avanço importantíssimo para as técnicas de produção, trazendo maior durabilidade e melhor qualidade e também diminuindo consideravelmente a utilização de agrotóxicos nos alimentos. Neste contexto, este artigo em forma de pesquisa em forma de artigo irá avaliar os benefícios e malefícios do uso desta tecnologia, onde o principal objetivo é apresentar a utilização de radiações nos alimentos demonstrando o melhoramento da produção, resistência às pragas e maior tempo de conservação. Assim, o propósito do presente trabalho, não foi apenas identificar a expansão do uso da irradiação, mas também identificar as qualidades que a irradiação pode proporcionar no meio agrícola, nos alimentos e nas lavouras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





