Design como ferramenta para inclusão social: jogo educativo contemplando a Linguagem Brasileira de Sinais

Autores

  • Nayanni Stefani Secco
  • Daniele Dickow Ellwanger

Resumo

No presente trabalho, visou-se o desenvolvimento de um jogo infantil interativo e educativo, contemplando a Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de criar um projeto de produto que poderá auxiliar no aprendizado da Língua e incentivar a comunicação infantil e a inclusão social. O referencial teórico abordou temas como desenvolvimento infantil, LIBRAS, design, estudos de cor e forma, ergonomia e materiais e processos. Utilizou-se a metodologia de Löbach (2001) com incrementos de Baxter (2000), a fim de coletar e analisar informações para gerar melhores soluções projetuais. O trabalho foi desenvolvido por meio de análises que buscaram identificar e definir os problemas do mercado atual de brinquedos relacionados com a proposta, para, posteriormente, gerar-se um conceito e proporcionar uma solução para a elaboração do produto. A partir das análises, foram identificadas as necessidades e requisitos para o projeto, geraram-se alternativas e selecionou-se a mais adequada com a proposta. O projeto foi detalhado por meio de croquis, desenhos técnicos e renders digitais. Os resultados obtidos na pesquisa atenderam aos objetivos estabelecidos para o projeto, de forma a propor uma alternativa diferenciada no mercado atual de jogos educativos relacionados à LIBRAS, traduzindo-se em um projeto que anseia promover auxílio no aprendizado de diversos temas relevantes e incentivar a interação entre as crianças.

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Publicado

2019-08-05

Como Citar

Secco, N. S., & Ellwanger, D. D. (2019). Design como ferramenta para inclusão social: jogo educativo contemplando a Linguagem Brasileira de Sinais. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 20(2), 179–197. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/2769

Edição

Seção

Artigos