Design como ferramenta para inclusão social: jogo educativo contemplando a Linguagem Brasileira de Sinais
Resumen
No presente trabalho, visou-se o desenvolvimento de um jogo infantil interativo e educativo, contemplando a Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de criar um projeto de produto que poderá auxiliar no aprendizado da Língua e incentivar a comunicação infantil e a inclusão social. O referencial teórico abordou temas como desenvolvimento infantil, LIBRAS, design, estudos de cor e forma, ergonomia e materiais e processos. Utilizou-se a metodologia de Löbach (2001) com incrementos de Baxter (2000), a fim de coletar e analisar informações para gerar melhores soluções projetuais. O trabalho foi desenvolvido por meio de análises que buscaram identificar e definir os problemas do mercado atual de brinquedos relacionados com a proposta, para, posteriormente, gerar-se um conceito e proporcionar uma solução para a elaboração do produto. A partir das análises, foram identificadas as necessidades e requisitos para o projeto, geraram-se alternativas e selecionou-se a mais adequada com a proposta. O projeto foi detalhado por meio de croquis, desenhos técnicos e renders digitais. Os resultados obtidos na pesquisa atenderam aos objetivos estabelecidos para o projeto, de forma a propor uma alternativa diferenciada no mercado atual de jogos educativos relacionados à LIBRAS, traduzindo-se em um projeto que anseia promover auxílio no aprendizado de diversos temas relevantes e incentivar a interação entre as crianças.Descargas
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