Eficiência do composto de resíduos orgânicos escolares na produção de alface
Resumo
Os resíduos orgânicos correspondem atualmente, no Brasil, por 60% do total de resíduos orgânicos gerados. Assim, a compostagem surge como uma alternativa para o tratamento e possível reuso dessa fração. O objetivo desse trabalho foi realizar a coleta de resíduos sólidos gerados por uma escola, implantar um sistema de compostagem e verificar os benefícios da utilização do composto orgânico produzido no cultivo de alface. Para tanto foi feito a coleta e classificação dos resíduos sólidos orgânicos gerados durante 45 dias; em seguida foi realizado o método de compostagem, sendo mantido por 120 dias, logo procedeu-se a análise do composto e tratamento com cinco diferentes porcentagens de solo+composto e, então, cultivada a hortaliça durante 54 dias após a emergência, onde avaliou-se: número de folhas, comprimento das folhas, comprimento raiz e peso fresco parte aérea. O resultado do composto orgânico obtido através do processo de compostagem apresentou coloração escura, com partículas desprendidas e odor de terra e suas análises mostraram considerável teor de N-P-K (12-7-10). Com relação à produção de hortaliça, o maior valor das variáveis avaliadas foi obtido na maior dose, com 100% de composto, no qual apresentou o maior índice de massa fresca e altura da parte aérea, ocorrendo resultados inversos para o tratamento com 0% de composto. Sendo assim, conclui-se que o composto orgânico proveniente de resíduos escolares gera adubo com considerável concentração de nutrientes, contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento da cultivar de alface, obtendo resultados satisfatórios em relação ao aumento das porcentagens de composto.Downloads
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