Controvérsias relativas à transposição do Rio São Francisco no entendimento de estudantes universitários

Autores

  • Breda Dilken de Lima
  • Bianca Schizzi
  • Noemi Boer

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, analisar entendimentos e sentidos atribuídos, por estudantes universitários, às questões sociocientíficas e socioambientais relativas à transposição do rio São Francisco. O estudo transversal, de abordagem quanti-qualitativa, envolveu 30 alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. Antes da coleta de dados, foram apresentados dois vídeos de curta duração, em média três minutos, com argumentação oposta a respeito da transposição e um pequeno texto relativo ao tema. Na sequência, os alunos responderam a um questionário que apresentou divergências de opinião e fraca argumentação diante dos impactos socioambientais, gerados pela transposição rio São Francisco. Essa posição pode ter alicerce na carência de discussão de temas controversos no contexto formativo dos participantes.

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Como Citar

Lima, B. D. de, Schizzi, B., & Boer, N. (2016). Controvérsias relativas à transposição do Rio São Francisco no entendimento de estudantes universitários. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 16(3), 387–399. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1402

Edição

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Artigos