Controvérsias relativas à transposição do Rio São Francisco no entendimento de estudantes universitários

Authors

  • Breda Dilken de Lima
  • Bianca Schizzi
  • Noemi Boer

Abstract

Objetiva-se, neste artigo, analisar entendimentos e sentidos atribuídos, por estudantes universitários, às questões sociocientíficas e socioambientais relativas à transposição do rio São Francisco. O estudo transversal, de abordagem quanti-qualitativa, envolveu 30 alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. Antes da coleta de dados, foram apresentados dois vídeos de curta duração, em média três minutos, com argumentação oposta a respeito da transposição e um pequeno texto relativo ao tema. Na sequência, os alunos responderam a um questionário que apresentou divergências de opinião e fraca argumentação diante dos impactos socioambientais, gerados pela transposição rio São Francisco. Essa posição pode ter alicerce na carência de discussão de temas controversos no contexto formativo dos participantes.

How to Cite

Lima, B. D. de, Schizzi, B., & Boer, N. (2016). Controvérsias relativas à transposição do Rio São Francisco no entendimento de estudantes universitários. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 16(3), 387–399. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1402

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Artigos