Reconstrução de conceitos e habilidades como pré-requisitos para a docência no ensino fundamental
Resumo
No trabalho, objetiva-se reconstruir conceitos fundamentais em matemática. As atividades foram desenvolvidas por meio de situações-problema oferecidas aos alunos em sala de aula com o uso de material dourado. As situações de aprendizagem, em grupo, oportunizaram discussões, questionamentos e interpretação de situações-problema para analisar a maneira de pensar dos alunos e a consequente reconstrução dos conceitos matemáticos, do pensamento lógico e criativo. A população atendida constituiu-se de alunos do magistério, de uma escola de ensino médio, no Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Constatou-se que a maior dificuldade dos alunos está relacionada ao significado das operações, bem como ao estabelecimento de relações centradas no raciocínio lógico e na formulação de generalizações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





