Reconstrução de conceitos e habilidades como pré-requisitos para a docência no ensino fundamental
Abstract
No trabalho, objetiva-se reconstruir conceitos fundamentais em matemática. As atividades foram desenvolvidas por meio de situações-problema oferecidas aos alunos em sala de aula com o uso de material dourado. As situações de aprendizagem, em grupo, oportunizaram discussões, questionamentos e interpretação de situações-problema para analisar a maneira de pensar dos alunos e a consequente reconstrução dos conceitos matemáticos, do pensamento lógico e criativo. A população atendida constituiu-se de alunos do magistério, de uma escola de ensino médio, no Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Constatou-se que a maior dificuldade dos alunos está relacionada ao significado das operações, bem como ao estabelecimento de relações centradas no raciocínio lógico e na formulação de generalizações.Downloads
Published
2016-03-23
How to Cite
Martins, J. A., de Carvalho, S. B. F., & Metilde, N. (2016). Reconstrução de conceitos e habilidades como pré-requisitos para a docência no ensino fundamental. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 9(1), 101–112. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1238
Issue
Section
Artigos