Geometria Fractal na formação de professores: uma proposta via origami

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v27i1.5457

Palabras clave:

Geometria Não Euclidiana; Matemática; Formação de professores; Dobraduras

Resumen

A Geometria Fractal (GF), uma área matemática emergente, tem se destacado na Educação Básica, conforme indicado por documentos oficiais. Este estudo qualitativo investiga a percepção de futuros professores de Matemática sobre a aplicabilidade da GF no ensino básico. Para isso, foi realizada uma oficina de construção de fractais utilizando origami, integrando conceitos teóricos da GF e do origami. O trabalho também incluiu uma análise dos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades federais do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam a necessidade de incluir a GF nos currículos de formação de professores, destacando a viabilidade de se trabalhar esses conceitos durante a graduação para aprimorar as habilidades de visualização espacial dos educadores. Essa inserção pode enriquecer o ensino de Matemática, oferecendo uma nova perspectiva sobre sua relação com o mundo real. O estudo serve como ponto de partida, ressaltando a necessidade de dar continuidade à investigação sobre a presença da GF na Educação Básica e na formação de docentes, visando a uma compreensão mais integrada e robusta do tema no contexto educacional. A continuidade dessas investigações é crucial para a implementação eficaz da GF na prática pedagógica.

Biografía del autor/a

Quendra Silva Cartier Larangeira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Alice de Jesus Kozakevicius, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Publicado

2025-11-28

Cómo citar

Larangeira, Q. S. C., Mathias, C. V., & Kozakevicius, A. de J. (2025). Geometria Fractal na formação de professores: uma proposta via origami. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 27(1), 53–72. https://doi.org/10.37779/nt.v27i1.5457

Número

Sección

Artigos