Geometria Fractal na formação de professores: uma proposta via origami
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v27i1.5457Palavras-chave:
Geometria Não Euclidiana; Matemática; Formação de professores; DobradurasResumo
A Geometria Fractal (GF), uma área matemática emergente, tem se destacado na Educação Básica, conforme indicado por documentos oficiais. Este estudo qualitativo investiga a percepção de futuros professores de Matemática sobre a aplicabilidade da GF no ensino básico. Para isso, foi realizada uma oficina de construção de fractais utilizando origami, integrando conceitos teóricos da GF e do origami. O trabalho também incluiu uma análise dos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades federais do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam a necessidade de incluir a GF nos currículos de formação de professores, destacando a viabilidade de se trabalhar esses conceitos durante a graduação para aprimorar as habilidades de visualização espacial dos educadores. Essa inserção pode enriquecer o ensino de Matemática, oferecendo uma nova perspectiva sobre sua relação com o mundo real. O estudo serve como ponto de partida, ressaltando a necessidade de dar continuidade à investigação sobre a presença da GF na Educação Básica e na formação de docentes, visando a uma compreensão mais integrada e robusta do tema no contexto educacional. A continuidade dessas investigações é crucial para a implementação eficaz da GF na prática pedagógica.
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