A gamificação no ensino profissional: um modelo para a instrução de identificação de blindados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v26i2.5335

Resumo

A gamificação de atividades é uma tendência no ensino moderno. A utilização de elementos de jogos na educação tem sido alvo de investigação de diversos trabalhos, apresentando resultados positivos. Este artigo visa explorar os elementos de jogo mais utilizados nas atividades voltadas ao ensino profissional superior, bem como apresentar um modelo para a gamificação de uma instrução de identificação de blindados. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, a qual resultou em 44 (quarenta e quatro) elementos de jogos e 12 (doze) modelos de implementação levantados. Por fim, observou-se que há uma variedade de abordagens para a gamificação de uma atividade de ensino, o que levou à estruturação de um roteiro para a gamificação de uma instrução de blindados, a ser utilizado no ensino profissional militar.

Biografia do Autor

Rodrigo Dias Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Autor. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM/UFSM.

Simone Regina Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Coautora. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM/UFSM. 

Rogério Correa Turchetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Coautor. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM/UFSM.

Renato Preigschadt de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Coautor. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM/UFSM.

Osmar Marchi dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Coautor. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

03.07.2025

Como Citar

Dias Neto, R., Regina Ceolin, S., Turchetti, R. C., de Azevedo, R. P., & dos Santos, O. M. (2025). A gamificação no ensino profissional: um modelo para a instrução de identificação de blindados. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 26(2), 157–170. https://doi.org/10.37779/nt.v26i2.5335

Edição

Seção

Artigos