Jogos para o ensino da matemática na EPT através do Kahoot!: uma proposta para o Técnico em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v26i1.5170Palavras-chave:
aprendizagem; educação matemática; inovaçãoResumo
Este estudo investiga a importância do ensino da Matemática nos Cursos Técnicos, com ênfase no Curso Técnico em Enfermagem, e a relevância dos jogos como ferramenta pedagógica. O objetivo é explorar os benefícios da implementação dos jogos no ensino da Matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, a pesquisa, que combina revisão bibliográfica e análise qualitativa e quantitativa, utiliza o jogo Kahoot! para promover a aprendizagem de conceitos matemáticos relacionados a cálculos e dosagens de medicamentos. Os docentes participantes reconheceram a eficácia do jogo em aumentar o engajamento e a obtenção de conhecimento, além de fornecer sugestões para melhorar sua integração no currículo. A revisão da literatura destaca os benefícios dos jogos para transformar o aprendizado em uma experiência mais interativa e significativa. Os resultados indicam que a formação contínua dos educadores é essencial para o sucesso dessa abordagem, sugerindo que a utilização de jogos pode ser uma estratégia inovadora para enfrentar os desafios do ensino da Matemática nos Cursos Técnicos, preparando os alunos para os desafios práticos da profissão.