Jogos para o ensino da matemática na EPT através do Kahoot!: uma proposta para o Técnico em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v26i1.5170

Palavras-chave:

aprendizagem; educação matemática; inovação

Resumo

Este estudo investiga a importância do ensino da Matemática nos Cursos Técnicos, com ênfase no Curso Técnico em Enfermagem, e a relevância dos jogos como ferramenta pedagógica. O objetivo é explorar os benefícios da implementação dos jogos no ensino da Matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, a pesquisa, que combina revisão bibliográfica e análise qualitativa e quantitativa, utiliza o jogo Kahoot! para promover a aprendizagem de conceitos matemáticos relacionados a cálculos e dosagens de medicamentos. Os docentes participantes reconheceram a eficácia do jogo em aumentar o engajamento e a obtenção de conhecimento, além de fornecer sugestões para melhorar sua integração no currículo. A revisão da literatura destaca os benefícios dos jogos para transformar o aprendizado em uma experiência mais interativa e significativa. Os resultados indicam que a formação contínua dos educadores é essencial para o sucesso dessa abordagem, sugerindo que a utilização de jogos pode ser uma estratégia inovadora para enfrentar os desafios do ensino da Matemática nos Cursos Técnicos, preparando os alunos para os desafios práticos da profissão.

Biografia do Autor

Lidia Hepp, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Maria Emilia Camargo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Angela Isabel dos Santos Dullius, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Petrin Hoppe Tuchtenhagen, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 

Simone Regina Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 

Rogério Turchetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2025-02-20

Como Citar

Hepp, L., Camargo, M. E., Dullius, A. I. dos S., Tuchtenhagen, P. H., Ceolin, S. R., & Turchetti, R. (2025). Jogos para o ensino da matemática na EPT através do Kahoot!: uma proposta para o Técnico em Enfermagem. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 26(1), 131–146. https://doi.org/10.37779/nt.v26i1.5170

Edição

Seção

Artigos