O documentário como representação da memória coletiva institucional
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4918Palavras-chave:
audiovisual, instituição, preservação da história, representações, culturaResumo
O estudo da memória coletiva institucional, inicialmente explorada pelas áreas da gestão organizacional e do conhecimento, é abrangente, envolvendo a história da instituição, como suas práticas, processos e aprendizados acumulados com o passar do tempo, o que leva à necessidade de preservação dessas informações para fins futuros. Considerando o documentário como um gênero cinematográfico que se baseia na representação da realidade, em fatos e eventos reais, este estudo teórico objetiva compreender de que forma o documentário pode ser utilizado como recurso para a preservação da memória institucional. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico, de modo que se possa, a partir de obras já publicadas, estabelecer uma relação entre a memória coletiva institucional e o documentário como meio de preservação da memória. Ao fim, conclui-se que é possível interrelacionar essas noções em razão da abrangência das próprias características de tal gênero cinematográfico, funcionando como uma possibilidade de retratação da memória coletiva institucional e seu respetivo processo histórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











