O documentário como representação da memória coletiva institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4918

Palavras-chave:

audiovisual, instituição, preservação da história, representações, cultura

Resumo

O estudo da memória coletiva institucional, inicialmente explorada pelas áreas da gestão organizacional e do conhecimento, é abrangente, envolvendo a história da instituição, como suas práticas, processos e aprendizados acumulados com o passar do tempo, o que leva à necessidade de preservação dessas informações para fins futuros. Considerando o documentário como um gênero cinematográfico que se baseia na representação da realidade, em fatos e eventos reais, este estudo teórico objetiva compreender de que forma o documentário pode ser utilizado como recurso para a preservação da memória institucional. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico, de modo que se possa, a partir de obras já publicadas, estabelecer uma relação entre a memória coletiva institucional e o documentário como meio de preservação da memória. Ao fim, conclui-se que é possível interrelacionar essas noções em razão da abrangência das próprias características de tal gênero cinematográfico, funcionando como uma possibilidade de retratação da memória coletiva institucional e seu respetivo processo histórico.

Biografia do Autor

Valdineia Gomes das Chagas, Instituto Federal do Rio de Janeiro | Instituto Federal Fluminense

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Especialização em Gestão e Normas Educacionais e em Saúde Coletiva, bem como licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo (IESES). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como servidora pública do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense - IFF

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL), com ênfase nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa Científica.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

das Chagas, V. G., & de Oliveira, T. S. (2024). O documentário como representação da memória coletiva institucional . Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 25(1), 41–56. https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4918

Edição

Seção

Artigos