O documentário como representação da memória coletiva institucional
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4918Palavras-chave:
audiovisual, instituição, preservação da história, representações, culturaResumo
O estudo da memória coletiva institucional, inicialmente explorada pelas áreas da gestão organizacional e do conhecimento, é abrangente, envolvendo a história da instituição, como suas práticas, processos e aprendizados acumulados com o passar do tempo, o que leva à necessidade de preservação dessas informações para fins futuros. Considerando o documentário como um gênero cinematográfico que se baseia na representação da realidade, em fatos e eventos reais, este estudo teórico objetiva compreender de que forma o documentário pode ser utilizado como recurso para a preservação da memória institucional. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico, de modo que se possa, a partir de obras já publicadas, estabelecer uma relação entre a memória coletiva institucional e o documentário como meio de preservação da memória. Ao fim, conclui-se que é possível interrelacionar essas noções em razão da abrangência das próprias características de tal gênero cinematográfico, funcionando como uma possibilidade de retratação da memória coletiva institucional e seu respetivo processo histórico.