Google Jamboard: possibilidades e limitações no desenvolvimento dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4841Palavras-chave:
práticas comunicativas contemporâneas, tecnologias na educação, ferramenta digital colaborativaResumo
Neste estudo, objetiva-se refletir sobre as potencialidades e as limitações da ferramenta colaborativa digital Google Jamboard no ambiente escolar. Nesse sentido, as reflexões baseiam-se nos Estudos Dialógicos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 1992, 2003), nos Multiletramentos, Rojo (2004, 2009, 2012, 2013, 2017), Santaella (2004) e no documento norteador educacional, a Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2018). A justificativa para este estudo reside na relevância de investigações que abordem o uso de ferramentas digitais no desenvolvimento dos multiletramentos na esfera escolar, especialmente considerando as potencialidades e as limitações do Google Jamboard. Como resultado, destaca-se que essa ferramenta apresenta potencialidades, mas também limitações, no desenvolvimento dos multiletramentos necessários para a atuação nas esferas sociais. Promover os multiletramentos na esfera escolar é crucial, pois na hipermodernidade, a comunicação ocorre por meio de textos diversos, permeados pela multiplicidade de linguagens, tais como a escrita, som, cores, movimento, gifs, entre outros. Os gêneros digitais e as linguagens multimodais circulam nas esferas sociais; assim, precisam integrar as práticas linguístico-discursivas em que os sujeitos participam, o que inclui as práticas de letramentos escolares, que demandam de habilidades específicas, de multiletramentos para atuar socialmente.
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