Ensino remoto emergencial: impactos da pandemia na aprendizagem de alunos em uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.4829Palavras-chave:
Ensino Remoto; Pandemia; Aprendizagem; Ensino SuperiorResumo
Devido a pandemia de COVID-19 em 2020, ocorreram paralisações em diversas áreas da sociedade e o Ministério da Educação (MEC) decretou que fossem suspensas as aulas presenciais. Considerando tal cenário, este trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva da aprendizagem dos estudantes de uma instituição de ensino superior no período pandêmico, a qual está localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa, teve abordagem qualitativa de caráter exploratório, sendo os dados discutidos através da Análise de Conteúdo. Para atingir os objetivos propostos foi aplicado um questionário online, com questões objetivas e descritivas aos alunos dos cursos de Graduação em Psicologia, Enfermagem e Administração da instituição colaboradora. Participaram 38 alunos e constatou-se que os impactos causados pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), na perspectiva dos alunos da instituição participante da pesquisa foram, predominantemente, negativos. Suas dificuldades se referem ao desenvolvimento da aprendizagem nessa modalidade de ensino, acesso às aulas, adaptação ao ERE e a formação teórico-prática. Questões emocionais como falta de atenção, medo, ansiedade e sobrecarga estiveram presentes nos resultados, o que abre espaço para intervenções da Psicologia Escolar e Educacional no ensino superior. Além do que, o reduzido convívio interpessoal e as barreiras quanto à acessibilidade apontam fragilidades do ensino no contexto pesquisado. Concluiu-se que o ERE foi pouco eficiente para a educação, para o desenvolvimento da aprendizagem e para a formação dos alunos em questão.