Somos MANIAC: os elementos imagéticos do videoclipe “MANIAC” do grupo Stray Kids e os comportamentos da geração Z

Autores

  • Gabriela Glória de Oliveira Universidade Franciscana - UFN
  • Caroline De Franceschi Brum Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4698

Palavras-chave:

Comunicação, K-pop, Audiovisual

Resumo

As formas de consumo são repassadas de geração em geração, porém foram evoluindo e se diferenciando ao longo dos anos. Dessa forma, as equipes de marketing têm lidado com o desafio de se comunicar com cinco gerações diferentes: os Baby boomers, as gerações X, Y, Z e a geração Alpha. Do outro lado do globo, um novo gênero musical vem ganhando cada vez mais destaque, o K-pop. Nesse contexto, o presente trabalho descreve as características da Quarta onda do K-pop para entender seus principais traços em relação a gerações anteriores, identifica os elementos imagéticos do videoclipe, definindo os conceitos de iluminação, cor, cenografia e figurino. E por último, estabelece a relação entre a característica comportamental da geração Z e os elementos imagéticos do videoclipe “Maniac” do grupo de K-pop Stray Kids. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa e utilizou do método de análise de conteúdo composto por Bardin (2011), com um quadro comparativo entre os conceitos dos elementos imagéticos e os comportamentos da geração Z. Como resultados, é possível identificar comportamentos da geração Z no videoclipe, como por exemplo, o figurino colorido mostrando a ousadia e coragem dos primeiros nativos digitais.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos