As estratégias publicitárias utilizadas para a campanha “Vacina Sim”
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4685Palavras-chave:
Estratégias publicitárias, Campanhas publicitárias, ComunicaçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar os aspectos publicitários da campanha “Vacina Sim”, proposta pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. Para isso, utilizou-se a metodologia de natureza qualitativa, a partir da análise de conteúdo das peças publicitárias da campanha. Buscando assim, compreender as estratégias publicitárias utilizadas na tentativa de persuadir a população a se conscientizar sobre a importância da vacinação. Ainda foi estimulada a reflexão de qual o papel dos veículos de comunicação na conscientização da população durante a pandemia da Covid-19. O recorte da análise foi no mês de setembro de 2021, durante a quarta fase da campanha de vacinação. A partir da análise de 14 peças publicitárias, distribuídas em quatro fases da campanha, foi observado que as estratégias mais utilizadas foram de informação e posicionamento, e os tipos de campanha mais utilizados foram do tipo institucional e de incentivo, conforme os conceitos de Lupetti (2006).