Inteligência artificial no ensino e na comunicação: aplicações e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4681

Palavras-chave:

Comunicação, Ensino, Inteligência artificial, Personalização do ensino, Tecnologia educacional

Resumo

Com o avanço da tecnologia, principalmente da área da Inteligência Artificial (IA), é necessário que nos mantenhamos em contínua atualização, pois essa ferramenta está sempre evoluindo e sendo aprimorada, para que seu uso esteja cada vez mais sendo utilizado em benefício dos seres humanos, principalmente na aprendizagem, no ensino e na comunicação. O presente estudo tem como objetivo investigar como a inteligência artificial está mudando as relações comunicacionais, trazer uma reflexão sobre o potencial tecnológico que já temos à disposição e como isso requer uma estratégia cada vez mais rápida de adaptação das habilidades e também relatar projetos de IA que já estão sendo utilizados em 2022/2023. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, método exploratório e uma investigação por meio de levantamento de análise bibliográfica de notícias nos portais Meio e Mensagem e no Árvore, e foi realizada uma busca utilizando-se das palavras-chave “inteligência artificial” e “ensino”. Por fim, concluímos que é necessário compreender o funcionamento e a utilização da Inteligência Artificial (IA), sempre acompanhando sua evolução constante no contexto da educação e comunicação, bem como manter-se em atualização, para que seja possível explorar as melhores formas práticas de sua aplicação. Além disso, a combinação de Inteligência Artificial e ensino se mostra vantajosa para os estudantes, que terão acesso a uma educação personalizada e mais eficiente. E a comunicação também tira proveito para criar conexões com o seu público cada vez mais próximas da realidade.

Biografia do Autor

Géssica Cereta de Moraes, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN. Bolsista Cnpq.

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

Artigos