Cenário dos cursos da educação profissional técnica de nível médio do estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4650

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação Técnica e Profissional, Tecnologia

Resumo

Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio visam proporcionar conhecimentos e competências fundamentais para o exercício profissional, baseando-se em fundamentos científico-tecnológicos, sociais, históricos e culturais. Este estudo discute a trajetória das políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica, abordando o cenário tecnológico e a revolução digital. No contexto do Rio Grande do Sul, analisou-se o cenário tecnológico desses cursos, buscando compreender a trajetória histórica das políticas públicas no Brasil e discutindo a integração das tecnologias na educação profissional técnica de nível médio. A abordagem metodológica foi bibliográfica, utilizando dados abertos disponíveis na Internet, com ênfase em fontes do Ministério da Educação e do Portal da Legislação (Planalto). Destaca-se a necessidade de expansão da rede de escolas de Educação Profissional e Tecnológica.

Biografia do Autor

Marco Antônio Souza Saldanha Júnior, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN), Brasil (2023). Instrutor de Educação Profissional do SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, Brasil.

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Saldanha Júnior, M. A. S., Marquezan, F. F., & Ghisleni, T. S. (2024). Cenário dos cursos da educação profissional técnica de nível médio do estado do Rio Grande do Sul. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(2), 95–111. https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4650

Edição

Seção

Artigos