Transposição didática na Educação Superior em situação de pandemia: os efeitos do Ensino a Distância na reorganização das práticas docentes

Autores

  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana - UFN
  • Thais Scotti do Canto-Dorow Universidade Franciscana - UFN
  • Adriele Prestes da Silevira Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0002-5157-7112
  • Greice Scremin Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4386

Palavras-chave:

Práticas Docentes, Formação Profissional, Proposta Didático-Pedagógica

Resumo

O artigo analisa os efeitos das práticas docentes, decorrentes da pandemia Covid-19, realizadas no ano letivo de 2020, junto a estudantes da graduação e pós-graduação de uma universidade do Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo é de abordagem qualitativa e documental, e toma-se a situação da pandemia do Covid-19, como uma “questão viva”, por ter exigido a (re)contextualização das práticas docentes. À luz das contribuições de Clément (2006) analisa-se a transposição didática externa (programas de ensino e recursos didáticos) e interna (práticas pedagógicas dos docentes que se efetivaram nas salas de aula), procurando evidenciar, nas experiências ocorridas, o modelo K (conhecimento), V (valores) e P (práticas sociais), tanto na transposição didática interna quanto externa. Como material de análise tem-se documentos oficiais, registros de atividades produzidos por estudantes e avaliações da IES. Portanto, o ensino remoto durante o período em estudo demandou a sintonia do sistema KVP em que o conhecimento (K), valores (V) diante do contexto social (P) se expressou especialmente, por meio de novo desenho didático pedagógico, aliando interesses pessoais, acadêmicos e socioculturais (transposição didática externa). Outrossim, os efeitos das práticas docentes em tempos de pandemia Covid-19 contribuíram com a transformação na formação docente e, por conseguinte, nos contextos escolares (transposição didática interna). Logo, os cursos de formação de professores necessitam incluir, em seus currículos, propostas didático-pedagógicas para o imprevisto (fazer e se fazer) e com respostas ágeis de performances de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana - UFN

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Thais Scotti do Canto-Dorow, Universidade Franciscana - UFN

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Adriele Prestes da Silevira, Universidade Franciscana

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Pós-Graduanda (Lato Sensu) no Curso de Ensino de Ciências da Faculdade Dom Alberto.

Greice Scremin, Universidade Franciscana - UFN

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Vestena, R. de F., Canto-Dorow, T. S. do, da Silevira, A. P., & Scremin, G. (2024). Transposição didática na Educação Superior em situação de pandemia: os efeitos do Ensino a Distância na reorganização das práticas docentes. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(2), 133–144. https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4386

Edição

Seção

Artigos