“Brincadeira de Adulto”: a ludicidade com alunos do Ensino Superior

Autores

  • Luciane Zamberlan Luciane Zamberlan Pasetto Universidade Franciscana - UFN
  • Rodrigo Braz Carlan Universidade Franciscana - UFN
  • Stéfani Martins Fernandes Universidade Franciscana - UFN
  • Noemi Boer
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN http://orcid.org/0000-0002-5405-9492

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4176

Resumo

O presente artigo versa sobre a experiência de adultos através de atividades envolvendo a ludicidade. Para tanto foi aplicada um jogo de memória, dentro das temáticas: relação imagem/texto, organização espacial e lateralidade, através do contexto das profissões. Para a análise deste jogo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, bem como observações durante a aplicação dele. O objetivo desta experiência foi analisar como ocorre a relação entre ludicidade e adultos em um contexto de Ensino Superior, com foco na pós-graduação. Tornou-se evidente após a prática que é possível trabalhar a ludicidade no ensino superior tendo as dificuldades da realização de trabalho em grupo por alguns participantes evidenciados em alguns momentos. Outra questão que vale elucidar foi o desafio de conduzir o grupo a atividade proposta por se tratava de adultos.

Biografia do Autor

Luciane Zamberlan Luciane Zamberlan Pasetto, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens.

Rodrigo Braz Carlan, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens.

Stéfani Martins Fernandes, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

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Publicado

2023-03-02

Como Citar

Luciane Zamberlan Pasetto, L. Z., Carlan, R. B., Fernandes, S. M., Boer, N., & Ghisleni, T. S. (2023). “Brincadeira de Adulto”: a ludicidade com alunos do Ensino Superior. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(1), 183–196. https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4176

Edição

Seção

Artigos