Direitos humanos e adoção homoafetiva: uma história em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4124Resumo
Na sociedade atual, o maior empecilho na adoção por casais homossexuais é o preconceito. Recentemente, as histórias em quadrinhos têm abordado, entre tantas outras, a temática da inclusão, da sexualidade e das identidades sexuais, apresentando questões diversas, que são possíveis de discussão na sala de aula. Nesta proposta, este trabalho versa sobre um tema atual e relevante para a sociedade, pois busca apresentar, através de uma história em quadrinhos, alguns aspectos da adoção homoafetiva e suas relações com os direitos humanos e a promoção da igualdade, promovendo a cultura de direitos humanos e a compreensão sobre a diversidade de gênero. O processo de desenvolvimento deste trabalho ocorreu em três etapas correlatas: a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica, a partir da reflexão teórica e exploratória de dados bibliográficos sobre a adoção entre casais homoafetivos e o gênero história em quadrinhos. A segunda etapa ocorreu simultânea à primeira, com a produção do diálogo entre os personagens com uma linguagem clara, direta e simples e a seleção das imagens para compor a história em quadrinhos. A terceira e última etapa consistiu na criação e tratamento das imagens com a utilização do aplicativo Comica para adequar as imagens de ambientes e pessoas de acordo com o roteiro proposto. O resultado foi uma história em quadrinhos que apresenta uma situação fictícia em que dois amigos, um sendo filho adotivo de um casal homossexual, se questionam sobre assuntos relacionados a homossexualidade, casal homoafetivo, amizade, diversidade e preconceito, propiciando um retrato dos anseios e das dúvidas existentes no mundo adolescente e jovem. Com isso, percebemos que as histórias em quadrinhos apresentam papel considerável no processo educativo ao tratar sobre temas emergentes, tais como, casais e adoção homoafetiva, homofobia e inclusão social. Ao expor esses temas que geralmente não são abertamente dialogados na sociedade, na família ou na escola, os estudantes percebem que as relações sociais e familiares têm mudado ao longo do tempo.