O nível investigativo das atividades experimentais propostas em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental

Autores

  • Gabriela Rodrigues da Cunha
  • Márlon Pessanha Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3945

Resumo

O livro didático serve de fonte de conhecimento, exercícios, atividades e referência para professores. O PNLD estipula critérios que devem ser contemplados, o que incluem alguns relacionados com as atividades experimentais presentes nos livros. Neste artigo, apresentamos um estudo sobre o nível investigativo de propostas de atividades experimentais presentes em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental. Em nosso estudo centrado em quatro atividades, verificamos um baixo grau de investigação, sem situações problematizadoras que envolvam os alunos, com roteiros fechados a serem seguidos, e com uma indicação de participação limitada, passiva e, em certa medida, mecânica dos alunos. Julgamos importante que novos estudos sejam realizados, buscando revelar o papel e nível investigativo de outras atividades experimentais presentes em livros didáticos de ciências.

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

Rodrigues da Cunha, G., & Pessanha, M. (2021). O nível investigativo das atividades experimentais propostas em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 233–252. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3945