Ações interdisciplinares em saúde, estratégias de ensino em tempos de pandemia: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3938Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar as ações do subprojeto de Ensino-Extensão Ações Extensionistas Interdisciplinares em Saúde, dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da Universidade Franciscana-Santa Maria/RS, composto pelas disciplinas Ações Interdisciplinares em Saúde, Humanização na Prática Odontológica e Ações Integradas em Odontologia I, durante o 1ª semestre/2020, na pandemia da COVID-19 em que as aulas tiveram que ser essencialmente no ambiente virtual. Como ferramenta metodológica, para o desenvolvimento das atividades das disciplinas componentes, foi utilizada a Espiral Construtivista. Foram realizadas vídeo aulas síncronas e eventualmente assíncronas, disponibilizados materiais de leitura, discussão virtual pelo ambiente virtual Moodle/Microsoft Teams, vídeos com profissionais atuantes na rede de atenção à saúde e envio de materiais educativos aos projetos sociais e às ESF e UBS da cidade.
A situação pandêmica trouxe tanto para os estudantes, quanto para os docentes o desafio de incorporar na sua prática atividades remotas mediadas pelas tecnologias, substituindo a visão tradicional de ensinar a aprender, que há tempos discute-se ser necessária superar.