Ações interdisciplinares em saúde, estratégias de ensino em tempos de pandemia: relato de experiência

Lenise Menezes Seerig, Liliane Alves Pereira, Morgana Christmann, Letícia Fernandez Frigo, Camila Lehnhart Vargas, Aline Krüger Batista

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar as ações do subprojeto de Ensino-Extensão Ações Extensionistas Interdisciplinares em Saúde, dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da Universidade Franciscana-Santa Maria/RS, composto pelas disciplinas Ações Interdisciplinares em Saúde, Humanização na Prática Odontológica e Ações Integradas em Odontologia I, durante o 1ª semestre/2020, na pandemia da COVID-19 em que as aulas tiveram que ser essencialmente no ambiente virtual. Como ferramenta metodológica, para o desenvolvimento das atividades das disciplinas componentes, foi utilizada a Espiral Construtivista. Foram realizadas vídeo aulas síncronas e eventualmente assíncronas, disponibilizados materiais de leitura, discussão virtual pelo ambiente virtual Moodle/Microsoft Teams, vídeos com profissionais atuantes na rede de atenção à saúde e envio de materiais educativos aos projetos sociais e às ESF e UBS da cidade.
A situação pandêmica trouxe tanto para os estudantes, quanto para os docentes o desafio de incorporar na sua prática atividades remotas mediadas pelas tecnologias, substituindo a visão tradicional de ensinar a aprender, que há tempos discute-se ser necessária superar.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3938

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.