Extensão x Afastamento social: o caso de Ateliê de Projetos Integrados III
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3919Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar o impacto na disciplina extensionista de Ateliê de Projetos Integrados III, intervenções em preexistências, do isolamento social imposto pela COVID-19. O Ateliê III realiza levantamentos de edificações históricas para a elaboração de projetos, nas escalas arquitetônica, urbanística e paisagística. Na construção destes projetos, os acadêmicos geram material de auxílio para o poder público, assim como permitem a formação da responsabilidade social e a difusão na comunidade. A disciplina que possui seu foco na educação patrimonial e no impacto positivo da preservação na sociedade, assumiu, em 2019, o caráter extensionista de forma mais sistemática ao ampliar sua atuação, inserindo-se no Projeto de Extensão Institucional Centro Histórico de Santa Maria. A partir dessa conexão, ações foram desenvolvidas culminando no “Giro Histórico”, caminhada patrimonial de divulgação dos resultados à comunidade. Porém, em 2020, com a pandemia, o desenvolvimento de projetos precisou equilibrar atividades síncronas e assíncronas, gerando um novo modo de interação com a sociedade. O material, levantamento e análise, explorou os recursos virtuais e resultou em uma conferência como meio de divulgação e, principalmente, de discussão sobre o patrimônio ferroviário. Afinal, a atuação da disciplina visa garantir o reconhecimento e a relevância das edificações em destaque, para a história da cidade e região, e precisou considerar novos rumos. Revelando que o patrimônio, embora impactado de forma negativa pelo desenvolvimento econômico em tempos de economia em expansão, também desaparece em situações de grande abandono como o momento atual que estamos vivendo.