Infância e cidade: percepções sobre o espaço urbano

Autores

  • Juliana Lamana Guma Universidade Franciscana
  • Maria Augusta Scalcon Calil Universidade Franciscana
  • Melina Nogueira Hoffmeister Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3905

Resumo

O presente trabalho busca discorrer sobre a relação entre a infância e a cidade, destacando as percepções que as crianças têm sobre o espaço urbano. A temática é objeto de estudo do projeto Brinca na Cidade, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Franciscana e vinculado ao projeto de extensão [com]VIDA. Além disso, o texto aborda o potencial educador das cidades e o envolvimento das crianças no planejamento urbano. Como resultado da discussão, é exposto uma ação elaborada com o intuito de buscar metodologias para diagnosticar a forma como o público infantil se relaciona com o ambiente em que vive e suas percepções sobre os espaços públicos. As atividades realizadas pelo projeto tiveram como referência ações de coletivos urbanos e publicações que reconhecem e reforçam de forma lúdica a descoberta da cidade pela criança enquanto cidadã e pertencente ao espaço urbano.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Guma, J. L., Calil, M. A. S., & Hoffmeister, M. N. (2021). Infância e cidade: percepções sobre o espaço urbano. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 31–44. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3905