Sistema WEB para gestão de documentos atas construído por muitas mãos: Experiência Extensionista na Computação

Autores

  • Alexandre de Oliveira Zamberlan Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0002-9815-2031
  • Reiner Franthesco Perozzo Universidade Franciscana
  • Robertson Ebling dos Santos ER Clinic e ER Sistemas
  • Guilherme Chagas Kurtz Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3888

Resumo

Este trabalho mostra uma experiência extensionista em disciplinas dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação. O relato está centrado nos processos de projeto, implementação e implantação de um sistema Web, realizado por alunos das disciplinas, que atende uma demanda da comunidade interna: coordenações de cursos de graduação e pós-graduação. O sistema para Internet é uma ferramenta de gestão colaborativa de documentos Atas. O projeto e a implementação seguiram boas práticas de desenvolvimento profissional, como metodologia SCRUM, técnica Kanban, sistema de versionamento de código e frameworks de desenvolvimento. A experiência ocorreu no segundo semestre de 2020, em duas disciplinas, com total de 35 alunos, coordenadores de curso e contou com a consultoria de profissional de uma empresa de tecnologia.

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira Zamberlan, Universidade Franciscana

Possui graduação em Informática pela Unijuí - RS, especialização em Sistemas de Informação e Telemática pela UFRGS, mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS e doutorado em Nanociências pela Universidade Franciscana (antigo Centro Universitário Franciscano) com ênfase em modelagem e simulação de biossistemas e nanomateriais pela abordagem de Sistemas Multiagentes. Além disso, é Professor dos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação dessa instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e modelagem de agentes e sistemas multiagentes; simulação multiagente em ambientes nanoparticulados; engenharia do conhecimento e sistemas de conhecimento.

Downloads

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Zamberlan, A. de O., Perozzo, R. F., Santos, R. E. dos, & Kurtz, G. C. (2021). Sistema WEB para gestão de documentos atas construído por muitas mãos: Experiência Extensionista na Computação. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 165–177. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3888