Discutindo a região geográfica em sala de aula

Autores

  • Vanessa Manfio Universidade Federal de Rio Grande do Sul

Resumo

A Geografia apresenta conceitos importantes para o estudo das relações homem/natureza. A região consiste-se em um desses conceitos, sendo definida como uma parte do espaço total, apresentando elementos que evidenciam a homogeneidade. É um conteúdo trabalhado em sala de aula, principalmente o aprendizado das regiões brasileiras, permitindo o conhecimento sobre o Brasil. Portanto, o presente texto busca discutir o conceito de região, retratando propostas didáticas para o ensino desse tema em sala de aula. Propostas que permitem a integração do aluno como sujeito do seu aprendizado. Para isto, utilizou-se o método construtivista, juntamente com a revisão de literatura e o relato das práticas docentes. Espera-se com o trabalho contribuir com o ensino de geografia sobre as dimensões regionais.

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal de Rio Grande do Sul

Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia (com um período de intercâmbio na Universidade de Trás - Os Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal). Atualmente, membro do Núcleo de Estudos Agrários da UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-03-10

Como Citar

Manfio, V. (2020). Discutindo a região geográfica em sala de aula. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(2), 239–254. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2986

Edição

Seção

Artigos