Letramento e crítica social a partir do tema “globalização”

Autores

  • Patrícia Albarello
  • Natália Lampert Batista
  • Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo

Este texto tem o objetivo de fazer uma pequena descrição, reflexiva, sobre o letramento e a sua influência na transformação dos usuários dos meios de comunicação em sujeitos ativos e críticos. A metodologia está embasada na reflexão e na análise descritiva do tema “globalização”. Para tanto, partiu-se da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), visando à necessidade do letramento e da crítica social na atual fase do período técnico-científico-informacional. Para dar a ênfase crítica ao tema, foram escolhidos um texto, um documentário e um curta-metragem, que fazem uma apreciação crítica à sociedade contemporânea. Pôde-se inferir que o texto, o documentário e o curta-metragem fazem uma profunda crítica ao consumismo e à ditadura da busca pela aparente felicidade capitalista e têm um papel importante a cumprir no apoio à democracia. Concluiu-se que, o letramento e o multiletramento oferecem as habilidades e as competências para que a sociedade global vislumbre um outro mundo possível, a partir da crítica social necessária para a globalização.

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Como Citar

Albarello, P., Batista, N. L., & Becker, E. L. S. (2019). Letramento e crítica social a partir do tema “globalização”. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(1), 65–79. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2967

Edição

Seção

Artigos