Os pais como sintoma dos filhos: dificuldade na imposição de limites diante do divórcio

Autores

  • Carine Michelon de Oliveira Faculdade Integrada de Santa Maria-FISMA
  • Katia Simone da Silva Silveira

Resumo

A criança desde o nascimento é exposta a um ambiente desconhecido, necessitando zelo dos seus cuidadores para sua sobrevivência. O desenvolvimento da criança deve ser ampliado a todas as esferas, inclusive a de educar e impor regras e limites sociais. Portanto teve-se como objetivo principal compreender alguns fatores que envolvem a imposição de normas, regras e limites na infância. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica exploratória na qual se resgatou sessenta e dois artigos científicos das bases de dados Scielo, Lilac’s e BVS-psi, destes foram utilizados treze artigos para compor os resultados e discussão do estudo. Os dados indicaram que a soberania oferecida aos filhos pode acarretar consequências futuras em seu comportamento e educação. Além disso, identificou-se que a falta de tempo com a criança, devido à necessidade de trabalho dos cuidadores, leva-os a colocarem os filhos na escola por longos períodos de tempo durante o dia. Esta situação favorece um sentimento de culpa, fazendo com que os responsáveis compensem esta ausência com bens matérias, brinquedos, entre outros objetos. Ademais se verificou que em casos de separação conjugal surgem diferentes implicações no processo educacional da criança onde os pais podem utilizar práticas facilitadoras do desenvolvimento social. Porém considera-se que todo o indivíduo precisa ser confrontado com regras e limites na infância, pois nem sempre vai dispor do sim que se ouve dos pais na sociedade.

Biografia do Autor

Carine Michelon de Oliveira, Faculdade Integrada de Santa Maria-FISMA

Departamento de psicologia, área da educação.

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

Michelon de Oliveira, C., & Silveira, K. S. da S. (2019). Os pais como sintoma dos filhos: dificuldade na imposição de limites diante do divórcio. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(2), 199–210. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2962

Edição

Seção

Artigos