Para além do conteúdo: uma experiência do ensino de história no ensino fundamental

Stéfani Martins Fernandes, Leonardo Guedes Henn, Janaina Souza Teixeira

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência no ensino de História. A mesma ocorreu durante o estágio docente, pertencente ao curso de História, realizado em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola estadual, na cidade de Santa Maria. Assim, novas experiências e reflexões acerca da prática docente foram adquiridas. Em relação às propostas para o estágio, foram elencados os seguintes conteúdos, sugeridos pelo professor regente: Povos Árabes e História Medieval; para abarcar esses conteúdos, foram selecionadas as seguintes atividades: passeio de estudo em uma Mesquita da cidade e uso de jogos digitais. A metodologia do planejamento das atividades envolveu a escolha de aulas expositivas e dialogadas, e aulas de observação. Além da experiência, tem-se como pano de fundo deste estudo uma pesquisa bibliográfica acerca das atividades desenvolvidas no estágio. Para tanto, a pesquisa bibliográfica baseou-se nos referenciais de Lima e Mioto (2007) e de Lakatos e Marconi (2003). Considerando que um planejamento e execução de atividades não requerem apenas conhecimento do conteúdo, mas sim de metodologias, que são fundamentais. Foi possível perceber a importância do trabalho com a afetividade dentro do contexto escolar. A partir disso, houve a aproximação e familiarização entre alunos, professor e disciplina, o que torna o processo agradável e motiva todos os atores envolvidos no mesmo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.