Para além do conteúdo: uma experiência do ensino de história no ensino fundamental

Autores

  • Stéfani Martins Fernandes Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Leonardo Guedes Henn Universidade Franciscana
  • Janaina Souza Teixeira Universidade Franciscana

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência no ensino de História. A mesma ocorreu durante o estágio docente, pertencente ao curso de História, realizado em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola estadual, na cidade de Santa Maria. Assim, novas experiências e reflexões acerca da prática docente foram adquiridas. Em relação às propostas para o estágio, foram elencados os seguintes conteúdos, sugeridos pelo professor regente: Povos Árabes e História Medieval; para abarcar esses conteúdos, foram selecionadas as seguintes atividades: passeio de estudo em uma Mesquita da cidade e uso de jogos digitais. A metodologia do planejamento das atividades envolveu a escolha de aulas expositivas e dialogadas, e aulas de observação. Além da experiência, tem-se como pano de fundo deste estudo uma pesquisa bibliográfica acerca das atividades desenvolvidas no estágio. Para tanto, a pesquisa bibliográfica baseou-se nos referenciais de Lima e Mioto (2007) e de Lakatos e Marconi (2003). Considerando que um planejamento e execução de atividades não requerem apenas conhecimento do conteúdo, mas sim de metodologias, que são fundamentais. Foi possível perceber a importância do trabalho com a afetividade dentro do contexto escolar. A partir disso, houve a aproximação e familiarização entre alunos, professor e disciplina, o que torna o processo agradável e motiva todos os atores envolvidos no mesmo.

Biografia do Autor

Stéfani Martins Fernandes, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, Brasil.

Licenciada em História pelo Centro Universitário Franciscano. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens pelo Centro Universitário Franciscano.

Leonardo Guedes Henn, Universidade Franciscana

Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS. Tem experiência no ensino de História na Escola Básica e no Ensino Superior, principalmente nas áreas de História do Século XX, História do Brasil, História da Educação, Ensino de História e Teoria da História. No que diz respeito aos temas de pesquisa, atua principalmente com os seguintes objetos: História da Educação, Ensino de História, Ensino Não Formal, Canções e História, Anarquismo, Marxismo.

Janaina Souza Teixeira, Universidade Franciscana

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário Franciscano, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de História. Nesta instituição ocupou o cargo de coordenadora do curso de História entre os anos de 2005 a 2008. Também exerceu a função de Diretora da Área de Ciências Humanas nesta mesma instituição durante os anos de 2009 e 2010, período em que integrou o conselho universitário desta instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: História da América Latina, História do Rio Grande do Sul, ensino de história. Coordenadora de estágios do curso de História do Centro Universitário Franciscano. É coordenadora de área do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Martins Fernandes, S., Guedes Henn, L., & Souza Teixeira, J. (2019). Para além do conteúdo: uma experiência do ensino de história no ensino fundamental. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(2), 185–198. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2825

Edição

Seção

Artigos