Caixa Econômica Federal: apontamentos segundo o pensamento sistêmico (Luhmann) e a configuração governamental do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM)
Resumo
O pensamento sistêmico tem a comunicação como cerne da construção da realidade (em Luhmann). Na esfera estatal, existe um sistema que organiza a comunicação governamental: Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM). A abordagem centra no planejamento estratégico 2012-2022 da Caixa Econômica Federal com o objetivo de: “ser o banco da Nova Classe Média” e sua relação com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), durante o governo Dilma Rousseff (2011-2016), a partir da Comunicação Estratégica (GOMES, 2014; LIMA, 2014). O estudo exploratório, teórico, interpretativo, demarca em ações comunicacionais do Estado junto à Nova Classe Média ao organizar-se como sistema de comunicação governamental (1) e como Sistemas Sociais (2).Referências
BERTALANFFY, L. Von. Teoria geral dos sistemas. Rio de Janeiro: Vozes, 1976.
BRASIL. Decreto 3.296, de 16 de dezembro de 1999. Estabelece o SICOM.
_______. Decreto nº 4.799, de 4 de Agosto de 2003 . Estabelece o SICOM.
_______. Decreto nº 6.555 de 8 de setembro de 2008. Estabelece o SICOM.
CURVELLO, João José Azevedo. Autopoiese, Sistema e Identidade: a comunicação organizacional e a construção de sentindo em um ambiente de flexibilização nas relações de trabalho. (Tese, Doutorado em Comunicação). USP. 2001. 162 f.
__________, João José Azevedo; SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. A comunicação e as organizações como sistemas complexos: uma análise a partir das perspectivas de Niklas Luhmann e Edgar Morin. E-Compós (Brasília), v. 11, p. 1-16, 2008.
__________, João José Azevedo. A Comunicação Organizacional como fenômeno, como processo e como sistema. Organicom (USP), v. 10/11, p. 109-114, 2009.
FILIPE, Rachel Vaz Gomes de Melo. Comunicação, Inteligência Coletiva e Autogestão do Conhecimento no Contexto da Gestão de Projetos em Organizações. (Dissertação, Mestrado em Comunicação), UCB. 2013
GOMES, Vitor Márcio Laus Reis. Uma leitura comunicacional da estratégia na perspectiva sistêmico-discursiva. . (Tese, Doutorado em Comunicação). PUCRS. 2014
KUNSCH, Margarida. Contexto socioeconómico y transformaciones de la comunicación en las organizaciones. In: SANFELIU, Isabel; PÉREZ, Rafael Alberto. Viaje a la complejidad 4 - la complejidad de lo social - la trama de la vida. Nivel de integracion social. Madri: Biblioteca Nueva, 2013, p. 294-305.
LIMA, Fábia Pereira. A dimensão comunicacional da estratégia: a estratégia organizacional como prática comunicativa na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. (Tese, Doutorado em Comunicação). USP. 2014
LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria dos sistemas. 2. ed. Petrópolis: Vozes. 2010
__________, Niklas. A improbabilidade da comunicação. Lisboa: Vega, 2006.
MACHADO, Fabíola. A comunicação estratégica e a rede de decisão nas organizações: um estudo sobre a CAIXA e a Nova Classe Média. (Dissertação, Mestrado em Comunicação), UCB, 2013
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Campinas: Psy II, 1995.
NERI, Marcelo. Classe média no fórum mundial. 2014. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/governo/2014/04/marcelo-neri-debate-classe-media-no-forum-mundial>. Acesso em 02 fev. 2016.
____, Marcelo. A Nova Classe Média: lado Brilhante dos Pobres. Rio de Janeiro: Fgv, 2010. Disponível em: <http://www.cps.fgv.br/cps/ncm/>. Acesso em: 02 mar. 2016.
____, Marcelo. A Nova Classe Média: o lado brilhante da base da pirâmide. São Paulo: Saraiva, 2011.
PARIS, Michelle Maia. As relações comunicacionais em um ambiente organizacional hospitalar à luz da autopoiese. (Dissertação, Mestrado em Comunicação), UCB. 2011
PARSONS, Talcott. The Social System. New York: Free Press, 1951.
POCHMANN, Marcio. O mito da grande classe media: capitalismo e estrutura social. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.
RIBEIRO, Amanda Wanderley de Azevedo. Em nome do Pai: a comunicação e o simbólico na cultura organizacional de Instituição Católica de Educação. (Dissertação, Mestrado em Comunicação), UCB. 2014
RODRIGUES, Cledson Martas. Comunicação, confiança e competências conversacionais: um estudo de caso sobre dois colégios salesianos. (Dissertação, Mestrado em Comunicação), UCB. 2010.
___________, Leo Peixoto; NEVES, Fabrício Monteiro. Niklas Luhmann: A sociedade como sistema. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.
SANTOS, Amanda Viviam dos. A controvérsia acerca do surgimento de uma Nova Classe Média no Brasil: uma interpretação com base teórica. (Dissertação, Mestrado em Ciências Sociais). PUCSP. 2013. 83 f.
SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS, SAE. Social e Renda A Classe Média Brasileira. – nº 1 (nov. 2014) – Brasília: Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2014.
_________________________________________, SAE. Vozes da Nova Classe Média. – Edição Marco Zero (set. 2012) – Brasília: Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2012.
SECRETARIADECOMUNICAÇÃOSOCIAL, SECOM. Relatório de Gestão do exercício 2013. Presidência da República. 2014
____________________________________, SECOM. Relatório de Gestão do exercício 2012. Presidência da República. 2013
____________________________________, SECOM. Relatório de Gestão do exercício 2011. Presidência da República. 2012
SENA, Nathália Kneipp. Tecnologias Sociais: processos comunicativos em autopoiese. (Dissertação, Mestrado em Comunicação), UCB. 2010.
SCHEIBEL, Júlia. As Novas Competências Para a Gestão da Comunicação no Ambiente Organizacional Contemporâneo: um estudo com os gestores de comunicação do setor industrial. (Dissertação, Mestrado em Comunicação), UCB. 2012.
SILVA, Graciele de Brito. Processos de Seleção e Decisão na Comunicação Organizacional: estudo do ambiente interno de uma indústria brasiliense. (Dissertação, Mestrado em Comunicação), UCB. 2013