Dados socioeconômicos das famílias dos alunos do 5º ano - Prova Brasil 2015 - no município de Santa Maria - RS

Laura Pegoraro Piccin, Elsbeth Léia Spode Becker, Taís Steffenello Ghisleni

Resumo


Os sistemas de avaliação educacional têm como objetivo encontrar meios para melhorar a qualidade do ensino oferecido à sociedade. Diante disso, o presente estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa contribuir para a avaliação da política educacional. Uma das dimensões de avaliação da política educacional refere-se à influência da família, tendo como fonte o questionário contextual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB-2015). Tem-se como objetivo apresentar e analisar os dados socioeconômicos dos alunos respondentes da Prova Brasil de 2015 do 5º ano do município de Santa Maria, RS. Para o levantamento de dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP foram elaborados os gráficos e a análise sobre a situação socioeconômica da família dos alunos respondentes da prova do 5° ano no município de Santa Maria, RS. A metodologia é de natureza quantitativa, pois foi realizada a partir da quantificação de todas as questões respondidas por 2.288 alunos e a abordagem quali/quantitativa, que faz uso dos dados socioeconômicos dos alunos respondentes da Prova Brasil-2015. Constatou-se uma tendência entre os respondentes em afirmar que a família influencia e incentiva nos estudos e promove condições materiais para a frequência na escola. Na conclusão, refirmou-se a importância da qualidade da mediação da família e do acompanhamento familiar na organização das atividades de ensino.

 


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