Dados socioeconômicos das famílias dos alunos do 5º ano - Prova Brasil 2015 - no município de Santa Maria - RS

Autores

  • Laura Pegoraro Piccin Universidade Franciscana
  • Elsbeth Léia Spode Becker Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens. Centro Universitário Franciscano.
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana

Resumo

Os sistemas de avaliação educacional têm como objetivo encontrar meios para melhorar a qualidade do ensino oferecido à sociedade. Diante disso, o presente estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa contribuir para a avaliação da política educacional. Uma das dimensões de avaliação da política educacional refere-se à influência da família, tendo como fonte o questionário contextual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB-2015). Tem-se como objetivo apresentar e analisar os dados socioeconômicos dos alunos respondentes da Prova Brasil de 2015 do 5º ano do município de Santa Maria, RS. Para o levantamento de dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP foram elaborados os gráficos e a análise sobre a situação socioeconômica da família dos alunos respondentes da prova do 5° ano no município de Santa Maria, RS. A metodologia é de natureza quantitativa, pois foi realizada a partir da quantificação de todas as questões respondidas por 2.288 alunos e a abordagem quali/quantitativa, que faz uso dos dados socioeconômicos dos alunos respondentes da Prova Brasil-2015. Constatou-se uma tendência entre os respondentes em afirmar que a família influencia e incentiva nos estudos e promove condições materiais para a frequência na escola. Na conclusão, refirmou-se a importância da qualidade da mediação da família e do acompanhamento familiar na organização das atividades de ensino.

 

Biografia do Autor

Elsbeth Léia Spode Becker, Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens. Centro Universitário Franciscano.

Professora Adjunta II - Área das Ciências Humanas - Centro Universitário Franciscano

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Piccin, L. P., Becker, E. L. S., & Ghisleni, T. S. (2019). Dados socioeconômicos das famílias dos alunos do 5º ano - Prova Brasil 2015 - no município de Santa Maria - RS. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(2), 145–168. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2660

Edição

Seção

Artigos